Friday, December 15, 2006

National Aeronautics and Space Administration (NASA)








À semelhança do NOAA, também a NASA é um organismo com uma estrutura complexa. Contudo o seu interesse para este trabalho é bastante mais reduzido, logo não se fará aqui uma descrição tão exaustiva. Contudo, interessa sublinhar o inegável interesse que toda esta agência tem para a climatologia em geral, não só as suas bases de dados, mas também a sua vocação em tratamento de dados oriundos de satélites.
Dois centros foram amplamente consultados para a realização deste estudo: O Goddard Space Flight Center (GSFC), que engloba o Distributed Active Archive Center (DAAC) e o Data Assimilation Office (DAO).





O DAAC dispõe de uma extensa base de dados. Nela se pode encontrar informação sobre química da tmosfera, dinâmica da atmosfera e hidrologia, dados sobre a biosfera terrestre (NDVI), detecção remota da côr dos oceanos para estudar a produtividade ecológica destes e, por fim, a interacção dos ventos e das correntes na biologia dos oceanos. É neste centro que podem ser encontradas bases de dados importantes e largamente referenciadas em artigos científicos tais como:
a) Total Ozone Mapping Spectrometer (TOMS);
b) Upper Atmosphere Research Satelite (UARS);
c) Pathfinder Advanced very High Resolution Radiometer (AVHRR) Land Composite Data;
d) GPCC Rain Gauge Analysis for the Global Precipitation Climatology Project (GPCP);
e) GPCP Version 1a Combiened precipitation


Data Assimilation Office (DAO)

Este centro dedica-se sobretudo à assimilação de dados. Será o equivalente do NOAA/NWS/NCEP para a NASA. Os dados são de carácter global e destinam-se ao estudo do sistema climático terrestre e às mudanças climáticas. Para além dos dados, o DAO foi particularmente útil para a obtenção da versão para Windows do software GrADS (Grid Analysis and Display System).

No comments: